Eu não estava monitorando meus investimentos ultimamente, mas o Twitter estava em chamas com conversas de pânico e medo no mercado enquanto ele caia. Então, entrei em minhas contas de investimento e vi que elas estavam desvalorizadas. Talvez cerca de 10% ou mais, mas, novamente, não tenho acompanhado meus investimentos, então não sei exatamente.
Independentemente disso, não houve queda de mercado, apenas uma correção. Se chegamos a bater 100 mil pontos, já estamos novamente nos 112 mil (enquanto escrevo este texto). E sim, isso certamente pode mudar.
No entanto, todos esses tweets me fizeram pensar em quantos novos investidores ingressaram no mercado desde o Corona Crash.
A B3, nossa bolsa de valores, uma das maiores bolsas de valores do mundo, relatou um crescimento incompreensível de contas no último ano, foram milhões de CPFs. É uma época louca no mundo dos investimentos, sem rival desde o boom das ponto com, ou pelo menos foi o que ouvi (eu nem estava no ensino médio naquela época).
Embora seja magnífico ter novos poupadores se preparando para o futuro, correções de mercado e quebras de mercado podem causar medo; medo do desconhecido e do que vem a seguir.
No entanto, você não precisa se preocupar se investir de forma diversificada.
Você vê, as altas do mercado vêm e vão. O que resta são ziguezagues no gráfico e um saldo sempre flutuante em sua conta de investimento.
Alguns dias você verá ganhos de 2%, enquanto em outros, você verá quedas de 3%. No entanto, com o tempo e uma carteira diversificada, os dias de alta têm superado historicamente os dias de baixa.
A chave para entender essa tendência é que os portfólios são fluidos, não estáticos. E enquanto você puder ver episódios de baixo desempenho, eles também passarão. Afinal, é mais provável que você veja ganhos estendidos quanto mais tempo você participar, então não fique à margem, vendo o navio passar!
Mas por que as carteiras diversificadas aumentam com o tempo? A resposta simples é que a economia global está crescendo e continua crescendo à medida que a inovação humana impulsiona a mudança e o comércio. Portanto, apostar contra a economia significa duvidar da humanidade, e hoje somos muito mais produtivos do que nunca. Além disso, as empresas criam valor real ao pagarem dividendos. Esses dividendos são processos de realização dos investimentos que elas mesmas (as empresas) fazem. Qualquer ativo que paga um fluxo monetário real ao longo do tempo tem a tendência de se valorizar.
Então, vamos dar um passo para trás e refletir.
Se você decidir vender seu portfólio para garantir seu valor, você o congela, capturando aquele momento como uma fotografia no tempo. Foi-se a chance de ganhos e perdas, mas o que resta é um valor cada vez menor por causa da inflação.
Seu portfólio virou uma foto! Seu portfólio retrata algo que não é mais. Uma culminação de dias se passou. E assim como uma fotografia revelada, ela desaparece com o tempo à medida que a inflação aumenta.
Portanto, se você vender após um crash do mercado, ficará para sempre no fundo do mercado, com seu dinheiro agindo como um lembrete feio de seu erro. É provável que a dor desapareça com o tempo, mas o valor de seus fundos também. É uma situação terrível.
Mas e se você vender no topo do mercado? As coisas estão melhores então?
Não.
Em vez de ser lembrado de um crash do mercado, você se aplaude por ser mais inteligente do que uma força não-senciente (o mercado não é uma entidade viva, afinal). Você então fica à margem esperando a próxima oportunidade de ouro, perdendo o crescimento e assumindo que pode repetir o estatisticamente insustentável.
Consequentemente, o custo de oportunidade de ambos os cenários é substancial porque quanto mais tempo você estiver fora do mercado, mais você perderá no mercado. E lembre-se, embora o mercado tenha caído várias vezes, historicamente sempre subiu.
Portanto, em vez de cronometrar o mercado ou deixar suas economias ociosas, siga o fluxo e invista dentro de sua tolerância ao risco.
O resultado será uma carteira que hora estará em alta, hora em baixa, mas sempre se movendo com o mercado em relação às suas preferências de risco. E lembre-se, nenhum ganho ou perda é permanente até que você faça sua negociação final.
Pensamentos finais
No fechamento, evite vender durante as baixas e não venda nos topos. Troque seus investimentos por dinheiro apenas quando necessário, porque a especulação é sempre uma estimativa. E as estimativas raramente são precisas, então não jogue os dados. Boa sorte em sua jornada e, como sempre, tenha um ótimo dia.
P.S. ainda não estamos em um crash do mercado, mas as finanças pessoais estão pegando fogo!
[Este artigo é estritamente educacional e não é um conselho de investimento.]