Como Iniciar no Mundo dos Investimentos

Stephanie Messias de Brito, CFP®
Stephanie Messias de Brito, CFP®
December 2024
6 min

Você está dando os primeiros passos no intrigante mundo dos investimentos?  Este guia é especialmente para você. Entendemos que cada pessoa é única, e é por isso que mesmo com acesso a internet e milhares de informações, muitos se sentem confusos e com medo. Deixo já no primeiro paragrafo minha primeira orientação: organize suas finanças antes de sair investindo.

Isto é o inicio de um planejamento financeiro e é ele que sustenta seu sucesso na busca de seus objetivos, que utiliza investimentos para acelerar o processo com dinheiro trabalhando para você! Investimentos são um ferramenta, não a solução.

Desorganizado você até pode chegar lá. Mas organizado é certeza que chegará lá e que o caminho foi mais tranquilo. Afinal, imagineM suas finanças organizadas. Como se sentiria?

Dito isto vamos ao guia:

1. Autoconhecimento é a Chave para Investimentos para Iniciantes

Conhecer as finanças check? Agora hora de se conhecer!  Antes de mergulhar nos investimentos, é crucial entender a si mesmo. Temos tendências a seguir uma linha de raciocínio que, pasmem: pode não ser muito racional. Descobrir qual é esta linha pode trazer mais reflexão e assertividade em suas decisões.

Nós utilizamos o método Big Five de personalidade, ele fornece insights valiosos sobre suas características. Conhecer seu perfil comportamental ajuda a moldar estratégias de investimento que se alinham ao seu estilo de vida e tolerância ao risco, além de ter acesso a opiniões e visões diferentes através de um time especialista em planejamento e investimentos financeiros.

2. Estabeleça Metas Claras: Investimentos com Propósito

O sucesso nos investimentos começa com metas claras e realistas. Uma é inegociável, a tal da reserva de emergência. A reserva deve ter entre 6 a 12 meses seu custo de vida e é ela que garantirá que imprevistos não atrasarão e até mesmo não impedirão a construção de seus sonhos. Mas ela não precisa, necessariamente, ser o único destino do valor que você poupar. Pergunte a si mesmo: Qual é o seu objetivo financeiro? É comprar uma casa, garantir uma aposentadoria confortável ou realizar sonhos de viagem? Pesquise e defina prioridades.

3.Visão de longo prazo

Perde muito dinheiro quem deixa os objetivos que possuem prazo maior, como aposentadoria, para depois, já que tem mais tempo até lá. Mas vai aqui uma sabedoria: quanto maior seu prazo, menor seu esforço financeiro. Para ver o poder do tempo, nada melhor que simular prazo e ver a diferença. Por isso, aqui temos uma calculadora https://www.ascendainvestimentos.com.br/calculadoras.

Os investidores bem-sucedidos entendem a importância de manter uma visão de longo prazo. Os mercados podem ter altos e baixos, mas ao olhar para o horizonte distante, as flutuações de curto prazo tornam-se menos relevantes. Cultive a paciência e mantenha o foco no panorama geral.

4. Não esqueça de viver o presente!

Sim ele importa! Mesmo já separando algum dinheiro para seu lazer e bem estar, existem alguns objetivos de curto prazo que são mais expressivos, como viagens, eletrônicos ou um bom spa para relaxar. Planejá-los diminui as famosas parcelinhas que viram grandes faturas de cartão e deixam seu orçamento mais apertado. Prefira Planejar do que parcelar!

Encontre o equilíbrio entre seus objetivos financeiros de longo prazo, itens mais expressivos do curto prazo (até 12 meses) e a viver seu hoje. Uma vida financeira saudável não é apenas sobre o futuro, mas também sobre desfrutar das conquistas e experiências diárias.

5. Disciplina Vale Ouro

No mundo dos investimentos, a disciplina é uma moeda valiosa. Para não correr risco do dinheiro que planejou poupar "sumir" no final do mês, a primeira coisa a ser feita é direcioná-lo aos investimentos. Isto facilita que todo mês você consiga poupar!

Lembre-se, você não está falando "não" para as despesas que deseja, mas dizendo "sim" para seus sonhos maiores!

6. Comece Pela Renda Fixa

Começar pela renda fixa é uma estratégia sólida. Ela oferece estabilidade e previsibilidade, ou seja, é uma base segura para construir sua carteira de investimentos e que muitos ficam só por aqui mesmo. São investimentos (em sua maioria) conservadores e enquanto está aprendendo nada melhor do que iniciar por aqui.

7. Atenção às Mudanças do Mercado: Dicas para Investidores Iniciantes

Veja como os ciclos da economia influenciam os mercados financeiros. Essas mudanças trazem oportunidades e podem acelerar seus planos se puder tomar decisões mais rápidas e assertivas. Conhecimento sobre como mercado funciona fecha com chave de ouro toda sua jornada em busca de seus sonhos!

Conclusão: Seu Sucesso Começa Aqui

Na Ascenda, acreditamos que o sucesso nos investimentos é uma jornada personalizada. Ao entender seu perfil comportamental, estabelecer metas claras, realizar um planejamento financeiro sólido, diversificar inteligentemente e ficar atento às mudanças do mercado, você está no caminho certo para alcançar seus objetivos financeiros.  Fale com um profissional Ascenda e faça sua avaliação financeira

Seja bem-vindo ao mundo dos investimentos com a Ascenda - onde a excelência em serviços financeiros encontra a personalização que você merece.

Até a próxima!

Acreditamos que o dinheiro seja uma ferramenta para a busca dos sonhos, por isso queremos que que as pessoas invistam e conquistem mais.

Compartilhe este artigo
Stephanie Messias de Brito, CFP®
Diretora de Planejamento, Ascenda Investimentos