Já vamos começar desmitificando essa história de “melhor fundo de investimento”. Assim como em qualquer tipo de investimento (ações, CDBs, Letras, fundos, etc...), não existe “o melhor fundo de investimento”, existe o fundo mais adequado para você.
E agora vem a pergunta que não quer calar “Já que não existe o melhor fundo de investimento, como eu escolho o fundo mais adequado para mim?”
Bom, existem alguns passos que você deve seguir para escolher qual ou quais fundos se adequam melhor a você:
Você está investindo com o que em mente? Sua aposentadoria, educação dos filhos, compra de imóvel ou simplesmente para aumentar seu patrimônio? Esse vai ser um bom indicador do horizonte de tempo que seus investimentos poderão ter.
Entenda o quanto de risco você está disposto a assumir para alcançar seus objetivos estabelecidos. E se não está claro para você como mensurar o risco de um fundo, o método mais comum e que estará disponível para vocês em todos os fundos é a VOLATILIDADE (mais comumente chamada de “vol”), que é uma das medidas de risco mais utilizadas no mercado e quão maior a volatilidade do fundo, mais arriscado ele será.
Existem diversas classes de fundos, como fundos de renda fixa, multimercado, ações, offshore, entre outros. Entender cada tipo é essencial para escolher o que mais faz sentido para você.
Além de ler atentamente a política de investimento do fundo, pergunte sobre as estratégias do gestor, se é um fundo passivo (que segue um índice) ou ativo (que tende a tomar maiores riscos) para garantir que a estratégia esteja alinhada com seus objetivos e tolerância ao risco.
Ainda que a frase mais famosa do mercado seja “rentabilidade passada não é garantia de rentabilidade futura” é bastante útil analisar o histórico de retorno do gestor do fundo no longo prazo, ou seja nos últimos 3 a 5 anos.
Avalie o histórico e reputação da instituição que gerencia o fundo. Empresas com histórico sólido e processo de investimento estabelecido tendem a oferecer maior segurança.
Analise a combinação de diferentes tipos de fundos e de estratégias na sua carteira. Assim, você pode ter produtos que se complementam, ajudam a diluir o risco e otimizar os retornos.
Após esses sete passos, você terá insumos o suficiente para definir qual o melhor fundo (ou carteira de fundos) se adequa melhor à você.
E se precisar de ajuda, conte com nosso time para identificar não só os melhores fundos para você, mas também te ajudar a organizar seus investimentos e sua vida financeira.