Como politica monetária e fiscal afeta seu bolso.

Thiago Coutinho, CFP®
Thiago Coutinho, CFP®
December 2024
3 min 20s

O cenário econômico brasileiro está cheio de desafios. Recentemente, medidas como o aumento da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil foram anunciadas com muito alarde, junto com outras iniciativas que soam como alívio imediato para o bolso do brasileiro. Mas, será que tudo isso realmente é vantajoso no longo prazo? Vamos entender melhor.

Por trás das medidas populistas

Nos últimos anos, diferentes governos adotaram políticas que visam agradar a população no curto prazo, mas que deixam um rastro de consequências de longo prazo, como aumento da dívida pública e maior necessidade de arrecadação. E adivinha como o Governo aumenta a arrecadação? Sim, via impostos, ou seja, a gente que paga essa conta. Por exemplo, recentemente vimos o dólar ultrapassar a marca de R$ 6 devido à falta de confiança no equilíbrio fiscal e às pressões inflacionárias globais. Isso encarece produtos importados e cria um efeito cascata que atinge desde o pãozinho na padaria até o preço dos combustíveis​

Quem paga a conta?

Quando o governo gasta mais do que arrecada, ele precisa se financiar — e faz isso aumentando impostos, emitindo dívida ou, indiretamente, gerando inflação. Isso significa que, mesmo que você esteja no grupo isento de IR, você vai sentir o impacto no custo de vida ou nos produtos que consome. O preço da gasolina, por exemplo, já está aumentando e os alimentos básicos seguem subindo.

Além disso, a falta de credibilidade fiscal desestimula investidores, reduzindo o crescimento econômico e dificultando ainda mais o acesso a empregos de qualidade e melhores condições financeiras para as famílias.

Inflação: o imposto invisível

A inflação é uma das formas mais cruéis de "tributação". Ela corrói o poder de compra, afeta especialmente os mais pobres e dificulta o planejamento financeiro. Com o descontrole fiscal, o Brasil pode e deve enfrentar novos ciclos de inflação e isso tem impacto direto na sua capacidade de poupar, investir e até mesmo comprar.

Como se proteger?

A resposta está em planejar. Com as incertezas fiscais, juros elevados e uma economia global instável, a diversificação de investimentos e o acompanhamento constante do mercado são essenciais. É importante ter um profissional de confiança para cuidar da sua estratégia financeira para que você não precise se preocupar com os impactos das medidas econômicas no seu futuro.

Por que escolher a Ascenda?

Nossa equipe de especialistas está sempre atenta às mudanças no cenário econômico e político. Queremos ajudar você a navegar pelas incertezas com estratégias personalizadas que protejam seu patrimônio e assegurem seu crescimento, independentemente dos desafios externos.

Entre em contato para saber como podemos auxiliá-lo a transformar incertezas em oportunidades. Juntos, construímos um futuro mais seguro e próspero para você e sua família!

Compartilhe este artigo
Thiago Coutinho, CFP®
Head Ascenda Sports