A Importância do Planejamento Financeiro Pessoal

Stephanie Messias de Brito, CFP®
Stephanie Messias de Brito, CFP®
December 2024
5 min

Entenda de um vez por todas a falta que um planejamento financeiro faz na sua vida.

Assim como a maioria, eu só comecei a me interessar por planejamento financeiro pessoal quando buscava entender mais sobre investimentos.

Ao longo do tempo, participei de inúmeras reuniões, discutindo sobre o dinheiro de diversas famílias e pessoas, em diferentes situações e fases da vida. E, surpreendentemente, todos compartilham do mesmo desejo: tranquilidade financeira, aproveitar as conquistas de verdade e não se preocupar com os temidos boletos.

Mas para chegar lá você precisa controlar seu dinheiro. E é aí onde muito param! Investimos 11 anos na escola, mais 5 ou 6 na faculdade para ganharmos bem e em nenhum momento investimos tempo para cuidar do que deu tanto trabalho conquistar, o nosso dinheiro!

Você pode até falar:

"STEPHANIE DINHEIRO É PARA GASTAR!"

SIMMM MAS COM PLANEJAMENTO VOCÊ DORME EM PAZ E CONQUISTA MAIS!

"AAA MAS EU JA ME PLANEJO, NÃO GASTO MAIS DO QUE GANHO, TENHO TUDO DE CABEÇA"

É como se você entrasse na sua casa de olhos vendados para fazer uma faxina, você sabe mais ou menos onde fica o sofá, a estante, onde fica o quarto... Mas se compararmos a faxina de olhos vendados e de olhos abertos, qual você acha que estará melhor?

Você de fato conhece suas finanças, mas seus olhos ainda estão vendados. Então vem desenvolver essa VISÃO FINANCEIRA comigo.

Um estudo da APA (American Psychological Association ou Associação Americana de Psicologia) indica que a gestão eficaz do dinheiro é crucial para o bem-estar psicológico. Já o Gallup (empresa de pesquisa nos Estados Unidos), mostra que a satisfação com a vida está fortemente relacionada com a sensação de segurança financeira. Indivíduos que se sentem no controle de suas finanças tendem a relatar uma maior qualidade de vida.

Sabemos que esta organização financeira é necessária, porém muitos acham que a solução é ganhar mais, seja trabalhando ou buscando a estratégia de ouro em seus investimentos.

E é aí que mora o problema. Planejamento vem antes de ganhar mais! Eu sempre falo isso:

"Se não consegue administrar o que possui hoje, como irá administrar a vida grandiosa que imagina no futuro?"

Se ficar rico fosse solução de nossos problemas, a palavra FALIR não existiria. As pessoas falem pois conseguem conquistar bens e padrões de vidas grandiosos, porém, não sabem como mantê-los, correm riscos grandes e adquirem excesso de confiança fazendo avaliações ruins e muito positivas para o futuro.

Se você se planeja, buscará gastar menos do que ganha para investir a diferença e conquistar seus sonhos. Se economizar sempre uma porcentagem do que ganha, a tendência é que esse valor economizado cresça com o tempo, pois a tendência é de um aumento da sua receita. Poupou, investiu. Utilize os investimentos como ferramenta para crescer e trazer tração as suas economias, acelerando seus objetivos ou deixando eles maiores.

Porém, a grande maioria gasta mais do que ganha, seja através do crédito, fazendo financiamento e consorcio para se comprometer com o pagamento de algum bem maior, buscam grandes retornos sem ter conhecimento, deixam suas economias na poupança... E quando olham para trás acham que poderiam ter administrado melhor seu dinheiro.

Perceba, ao refletir sobre suas escolhas financeiras, o que te traz mais tranquilidade: gastar tudo que ganha para aproveitar o presente sem pensar no futuro, ou encontrar um equilíbrio entre viver o hoje e planejar para o amanhã?

Costumo comparar essa ideia com dietas super restritivas. Elas podem até trazer resultados rápidos, mas não são sustentáveis. O excesso de restrição nos faz sentir incapazes de alcançar nossos objetivos, especialmente quando enfrentamos momentos de dificuldade e desistimos.

A construção de um planejamento equilibrado pode não trazer resultados imediatos, mas proporciona tranquilidade e qualidade de vida ao longo do caminho. Afinal, o equilíbrio é a chave para viver o presente sem comprometer o futuro.

Há pesquisas que mostram que o ato de planejar financeiramente está associado a um melhor bem-estar e qualidade de vida:

  1. Proporcionam um senso de controle sobre a vida, levando a uma sensação de segurança e bem-estar.
  2. O planejamento financeiro pode reduzir a incerteza financeira, diminuindo assim o estresse associado.
  3. A sensação de segurança financeira, que é um resultado direto do planejamento adequado, está positivamente correlacionada com a qualidade de vida
  4. Ter um plano financeiro muitas vezes inclui a criação de uma reserva de emergência. Isso foi destacado em várias pesquisas como um fator crítico para lidar com despesas inesperadas, reduzindo assim a ansiedade financeira.
  5. Trazem Bem-Estar na Aposentadoria pois planejamento financeiro para a aposentadoria está associado a uma aposentadoria mais tranquila e satisfatória.
  6. Outros estudos destacam como o planejamento financeiro proporciona autonomia e liberdade nas escolhas financeiras, o que pode contribuir para a qualidade de vida.

Você mais tranquilo pode aproveitar o que realmente importa! Faça seu diagnostico financeiro com nossos profissionais e saiba como começar o seu. A reunião é gratuita!

Compartilhe este artigo
Stephanie Messias de Brito, CFP®
Diretora de Planejamento, Ascenda Investimentos